logo

Tendências do Setor Agrícola para o ano de 2024

O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, sendo um ramo estratégico que impacta diversos aspectos do país. 

Quando falamos da sua importância, podemos destacar diversos pontos que evidenciam sua relevância econômica e social, como a contribuição com o PIB, geração de empregos, segurança alimentar, entre outros.

Pensando nisso, selecionamos as tendências do setor agrícola para o ano de 2024 que promete ser muito promissor! Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Projeção para 2024: Crescente no setor de carne e grãos

Há alguns anos, a produção de carne e grãos no Brasil mostra o seu peso na economia local e mundial, sendo referência para países de todo o mundo. 

A expectativa é que essa relevância se mantenha no ano de 2024. De acordo com projeções recentes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o país terá uma produção recorde de carnes e uma safra de grãos próxima à atual, que foi a maior da história.

No caso da carne bovina, de frango e suína, a projeção é de uma produção nacional de 30,85 milhões de toneladas em 2024, representando um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, que já foi recorde.

Quanto aos produtos como soja, milho, arroz, feijão e algodão, a estimativa é de uma produção de 319,5 milhões de toneladas em 2024, mantendo-se praticamente estável em comparação com o ciclo atual. A área cultivada deve aumentar em 0,5%, chegando a 78,9 milhões de hectares.

Além disso, o Brasil deve experimentar um crescimento nas exportações de carne, atingindo 9,46 milhões de toneladas (um aumento de 2,7% em relação a 2023). 

A disponibilidade de carne para o mercado interno também deverá aumentar em 2,7%, chegando a 104,9 kg por habitante. Esses dados indicam uma perspectiva positiva para o agronegócio brasileiro nos próximos anos.

(Fonte: Portal Conab)

Incentivo ao agronegócio: Plano safra 2023/24

O Plano Safra é uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, contribuindo para o aumento da produtividade, a melhoria das condições de vida no campo e o fortalecimento da economia do país. 

O documento é elaborado com base em análises das condições econômicas, climáticas e do mercado agrícola, com o intuito de oferecer suporte adequado às demandas e desafios enfrentados pelo setor agropecuário.

O Plano Safra 2023/24, com validade até Junho de 2024, destaca-se pelo amplo suporte a iniciativas sustentáveis. As diversas linhas de crédito do projeto incentivam práticas ambientais e de sustentabilidade ao agricultor que possui um pequeno, médio ou grande negócio no setor.

Muitas das opções oferecidas priorizam e estimulam agricultores que adotam métodos mais sustentáveis, incluindo a prática da agricultura de baixo carbono. 

Como resultado, espera-se que o setor agropecuário brasileiro siga a tendência global, aprimorando sua reputação nesse âmbito, especialmente em relação a importantes parceiros como China, Canadá e União Europeia.

Tecnologias para o setor agro em 2024

Nos últimos anos, as demandas do mercado têm provocado mudanças significativas na produção de alimentos e no cenário do agronegócio brasileiro como um todo. 

Atualmente, grandes produtores já incorporam soluções tecnológicas com o objetivo de alcançar maior produtividade e sustentabilidade.

Para o ano de 2024, a perspectiva é que os pequenos e médios produtores rurais sigam essa tendência, implementando as novidades inovadoras que surgem para a agricultura e pecuária em suas práticas operacionais, não apenas para sobreviver, mas também para prosperar!

Confira 3 tecnologias emergentes para este período:

1. Irrigação inteligente

A irrigação inteligente representa uma abordagem avançada no manejo da água na agricultura, utilizando tecnologias e dados para otimizar o processo de irrigação. 

Este método vai além da irrigação convencional baseada em calendários fixos, adaptando-se dinamicamente às condições climáticas e necessidades específicas das plantas. 

Aqui estão alguns pontos relevantes sobre irrigação inteligente:

  • Sensores e Monitoramento: Os sensores são usados para coletar dados em tempo real, como umidade do solo, condições meteorológicas, e até mesmo características das plantas. Essas informações são essenciais para ajustar o fornecimento de água de acordo com as demandas reais do cultivo.
  • Automação e Controle Remoto: Sistemas de irrigação inteligente frequentemente incorporam automação, permitindo o controle remoto dos equipamentos. Isso significa que os agricultores podem ajustar os níveis de irrigação usando dispositivos conectados à internet, proporcionando maior flexibilidade e eficiência operacional.
  • Algoritmos de Decisão: Utilizando algoritmos avançados, a irrigação inteligente é capaz de processar os dados coletados pelos sensores e tomar decisões precisas sobre quando, quanto e por quanto tempo irrigar. Esses algoritmos levam em consideração fatores como as necessidades hídricas da cultura, as condições climáticas e a capacidade de retenção de água do solo.
  • Economia de Recursos: Ao ajustar a irrigação conforme as demandas reais, a prática contribui para a economia de recursos hídricos. Isso é especialmente crucial em regiões propensas à escassez de água, onde a gestão eficiente dos recursos hídricos é vital.

2. Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma abordagem inovadora que utiliza tecnologias avançadas para otimizar o processo agrícola, maximizando a eficiência e reduzindo o desperdício de recursos. 

Essa prática envolve a coleta, análise e aplicação de dados detalhados para melhorar as decisões relacionadas ao manejo do solo, cultivo, irrigação e uso de insumos. Aqui estão alguns aspectos importantes da agricultura de precisão:

  • Sensoriamento Remoto: Utilizando tecnologias como drones, satélites e sensores terrestres, a agricultura de precisão permite a coleta de dados em tempo real sobre as condições do solo, vegetação e outros parâmetros. Essas informações são cruciais para uma compreensão detalhada do ambiente agrícola.
  • Mapeamento e Monitoramento: Os dados coletados são frequentemente utilizados para criar mapas detalhados da variabilidade no campo, incluindo aspectos como a fertilidade do solo, umidade, presença de pragas e doenças. Isso possibilita uma gestão mais precisa e personalizada para cada área específica.
  • Sistemas de Informação Geográfica (SIG): A integração de SIG na agricultura de precisão permite uma análise espacial dos dados coletados, facilitando a identificação de padrões e a tomada de decisões baseada em localização específica.
  • Maquinário Autônomo e Inteligente: Tratores, plantadeiras e colheitadeiras equipados com tecnologia de automação e sistemas de GPS são comuns na agricultura de precisão. Isso permite o plantio e a colheita precisos, evitando sobreposição e minimizando o uso de insumos.
  • Gestão Variável de Insumos: Com base nos dados obtidos, os agricultores podem ajustar a aplicação de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, de acordo com as necessidades específicas de cada área do campo. Isso não apenas reduz os custos, mas também diminui o impacto ambiental.

3. Drones agrícolas

Os drones agrícolas, representam uma tecnologia inovadora que tem impactado significativamente o setor agrícola e prometem continuar contribuindo significativamente com o setor. 

Esses dispositivos oferecem uma variedade de benefícios para os agricultores, melhorando a eficiência, a precisão e a sustentabilidade das práticas agrícolas. Aqui estão alguns aspectos importantes sobre os drones agrícolas:

  • Sensoriamento Preciso: Os drones são equipados com sensores avançados, como câmeras multiespectrais e infravermelhas, que permitem a coleta de dados em tempo real sobre o estado das plantações. Esses dados incluem informações sobre saúde das plantas, níveis de umidade do solo, presença de pragas e doenças, entre outros.
  • Mapeamento de Campos: Os drones são capazes de sobrevoar áreas extensas de forma rápida, criando mapas detalhados dos campos agrícolas. Esses mapas proporcionam aos agricultores uma visão abrangente da variabilidade do solo e das culturas, permitindo uma gestão mais eficiente.
  • Monitoramento de Culturas: A capacidade dos drones de sobrevoar áreas difíceis de alcançar e capturar imagens de alta resolução contribui para o monitoramento contínuo das culturas ao longo do ciclo de crescimento. Isso facilita a detecção precoce de problemas, como estresse hídrico, deficiências nutricionais e infestações de pragas.
  • Aplicação de Insumos: Alguns drones agrícolas são equipados com sistemas de pulverização, permitindo a aplicação precisa de insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos, diretamente sobre as áreas que necessitam. Isso reduz o desperdício e minimiza a exposição ao meio ambiente.
  • Planejamento de Plantio: Os drones podem auxiliar no planejamento do plantio ao mapear a topografia do terreno, identificando áreas propícias para o cultivo e otimizando a disposição das culturas para maximizar a eficiência.
  • Avaliação de Colheita: Durante a colheita, os drones podem fornecer informações sobre o rendimento das culturas, ajudando os agricultores a tomar decisões informadas sobre estratégias futuras de plantio e gerenciamento.

E aí, o nosso conteúdo ajudou você a ter insights para o ano de 2024? Esperamos ter contribuído de forma positiva com o seu planejamento e desejamos que esse ano seja de crescimento no seu negócio!

Se você quer conhecer a nossa gama de soluções inovadoras para o campo, acesse o nosso site e faça o download do nosso catálogo de implementos.

BAIXAR CATÁLOGO

VEJA TAMBÉM: